quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Aromaterapia para Dormir Bem à Noite


Aromaterapia - Para uma Boa Noite de Sono


Você sofre de falta de atenção, memória fraca, humor variável, dificuldade de aprendizado ou manter o equilíbrio e falta de criatividade? Se sofre de alguns destes ou todos estes sintomas, você pode estar tendo problemas no sono, que afetam cada vez mais pessoas, prejudicando suas qualidades de vida e aumentando o nível de estresse nos mais variados ambientes. Aí vira aquela história do tostines... não dorme porque está estressado ou está estressado porque não dorme?
Os problemas do sono são vários: insônia, ronco, apnéia, bruxismo, sonambulismo e narcolepsia. A insônia atinge cerca de um terço das pessoas que vivem em cidades grandes no Brasil. Obviamente, ninguém deixa de dormir bem porque quer e em muitos casos crônicos apela-se para medicamentos que com o tempo podem ter seu efeito reduzido e seus riscos para a saúde aumentados. O ideal é descobrir o motivo da insônia e tentar eliminá-lo, embora em alguns casos, isto seja praticamente impossível, principalmente aqueles ligados a nossa consciência. Preocupação, ansiedade, consumo de estimulantes são motivos comuns, mas o estresse parece ser o maior de todos. O efeito é devastador. Uma noite mal dormida produz sintomas semelhantes ao da embriaguez. E certamente não resolverá os problemas que a originaram.
Se a cabeça está muito agitada, com muitos pensamentos, o indicado é acalmá-la com óleos sedativos. A lavanda é conhecidíssima por seus efeitos calmantes, bastando pingar 1 gota em cada lado do travesseiro ou dez gotas no difusor elétrico, aromatizando o quarto inteiro! Pode-se também pingar uma gota do óleo de capim limão no aromatizador pessoal ao chegar do trabalho para já ir acalmando a mente até a hora de dormir! Manjericão ajuda também a clarear e fortalecer a mente, facilitando na hora de dormir.
Os cítricos também ajudam a acalmar e inclusive são ótimos digestivos, ajudando depois do jantar o corpo a se preparar para descansar com a digestão completa. Deve-se usar à vontade os seus leves e agradáveis aromas, como laranja, tangerina, limão e bergamota. Deste último, já se comprovando um efeito interessante: faz lembrar dos sonhos muito vivos e intensos, causando até apreensão em alguns indivíduos não preparados para entrar tanto em contato assim com seu subconsciente. Para os casados ou namorados, uma boa pedida é uma boa massagem com óleo vegetal de maracujá com qualquer dos óleos cítricos. O poder sedativo do maracujá ajuda a relaxar tanto o corpo quanto a mente. Difícil será acordar no dia seguinte! O efeito é maravilhoso além do toque da massagem, fortalecendo a relação conjugal, podendo-se alternar os dias com uma massagem mais quente, mais afrodisíaca, com ylang ylang e tangerina ou canela e laranja para proporcionar o sono dos anjos!
Agora, para uma noite de diva, tipo Marilyn Monroe, dormir com apenas uma gotinha de óleo de rosas e nada mais seria realmente um luxo só! E um lençol de cetim maravilhoso e haja autoestima! Apenas para mulheres poderosas e donas de si. Ou que almejam chegar lá! Tudo bem, tudo bem. O ylang-ylang tem um valor mais acessível e também vai fazer milagres no sono, no amor próprio, na vida! Tem a propriedade de acalmar a respiração e baixar os batimentos cardiácos, o suficiente para propiciar o sono, mas não mais que uma gotinha no travesseiro, sob pena de estimular o cérebro, tudo o que não precisamos nesta hora!
Ah, e para quem sofre de problemas respiratórios, eucalipto e hortelã-pimenta são indispensáveis ao lado da cama, bastando uma gotinha na gola do pijama para aliviar e promover o sono reparador. Ou diluídos em um pouco de óleo de amêndoas, esfregando sobre o peito numa gostosa massagem! Coisa de mãe, que ajuda a aumentar ainda mais o vínculo! Papais também podem, vai!
Todos estes óleos essenciais podem ajudar não apenas na insônia, mas na apnéia (óleos respiratórios) e no bruxismo (óleos sedativos e calmantes), permitindo que o sono atinja todas as fases necessárias para um sono reparador, quebrando um círculo vicioso que envelhece tanto corpo quanto mente e permitindo uma vida mais plena e um dia mais azul com um sol mais brilhante e com menos chances de outros distúrbios como depressão, pânico e etc.


Receitinha da semana:

35 gotas de óleo essencial de Lavanda
60 gotas de óleo essencial de Bergamota
5 gotas de óleo de Rosas (opcional)

Misturar e pingar 10 gotas no difusor elétrico antes de dormir.



Beatriz Yoshimura, 18/01/2011, coluna escrita para a Nextel.
Contato: beatrizyoshimura@ig.com.br

3 comentários:

Cláudia disse...

Oi Beatriz! passei por aqui e quero aproveitar para dizer que deixei um selo para ti lá no meu blog...bjs Cláudia
http://claudiaroma.blogspot.com

Soyara disse...

Oi Bia passei pra de deixar um beijão e dizer que foi providencial sua receitnha para insonia,hehehe ja coloquei nos meus arquivos.Estou com duas clientes novas na massagem e é claro com meus óleos milagrosos ajudando tudo está fluindo divinamente estou devendo uma visita ai na Aromalife, milhões de beijokas no seu coração estou com saudades.

Beatriz Yoshimura disse...

Olá, Soy!! que gostoso saber dos resultados! é isto aí, mais e mais vamos aromatizando e ajudando as pessoas a dormirem, a viverem melhor!
Beijo enorme! Bia